Pesquisar este blog

domingo, 5 de abril de 2009

Filosofia da Arte Marcial

A ARTE MARCIAL

A Arte Marcial hoje é voltada para pacificação humana atuando como um redutor das diferenças sociais e união dos diferentes povos . Essa etapa teve uma grande influência do Zen – budismo, onde a luta tem como objetivo a busca de seu conhecimento e domínio de seu “eu” em uma evolução espiritual.
Na época do período feudal japonês surgiu o chamado “ Bushido” que literalmente significa “caminho do cavaleiro militar”, era um código de honra dos samurais , guerreiros da guarda do imperador. Este código mais tarde tornou se nas artes marciais os pilares da hierarquia e disciplina entre os mestres e discípulos. Não é um código escrito, são preceitos de cavalheirismo, princípios morais que os cavalheiros deveriam cultuar e praticar. É uma lei transmitida por mestres a discípulos através da palavra com muita sabedoria e adequada a cultura dos povos. O Bushido teve suas raízes no zen budismo, que eqüivale ao esforço humano para elevar-se através da meditação à compreensão do universo além dos limites das palavras ou escrituras. Juntamente com este aspecto esotérico eram cultuada a lealdade ao superior e veneração à memória dos antepassados e o respeito aos mais velhos. Destes princípios vem a cultuação do vazio do coração simbolizado por um espelho, onde os guerreiros observavam sua própria imagem procurando conhecer a si próprio. Etapa que seria superada na busca do encontro com as verdades universais que extrapolam a parte física. O Zen budismo foi praticado por Bodhidarma, que é considerado o precursor do Karate, ele é o terceiro filho de um rei Brahman da Índia, das terras ocidentais . Era um homem de grande inteligência, praticou a contemplação e a tranqüilização, aprendeu técnicas de lutas em diversos países. O indiano Bodhidarma seguiu para a China onde ensinou os caminhos espirituais, e não deixou nada escritos . Os seus ensinamentos permaneceram através da palavra. Somente seis séculos depois que os ensinamentos deste Mestre passaram a serem escritos por seus seguidores. O Zen budismo influenciou o Bushido japonês e os exercícios físicos criados por Bodhidarma para melhorar as condições físicas dos monges chineses Shaolins, baseados nos animais tiveram grandes influências nas lutas orientais e posteriormente nas ocidentais.
A Arte Marcial possibilita o homem buscar a sabedoria, a evolução e seu auto conhecimento. Para o praticante a paz interna encontrada, uma vez superada o aspecto físico, passa a ser motivos de reflexão e muita meditação. O equilíbrio é reforçado através de exercícios padronizados e utilizados com muitas repetições que levam a fortalecer o corpo, não mais com fins bélicos, mas para sustentar a energia necessária da meditação.
A medida que vai adquirindo-se o conhecimento de si próprio as possibilidades de conhecer o próximo torna-se cristalino aos sentidos do praticante. E ao deixar o temor mesmo nos momentos mais adversos, consegue-se a calma total e ,domínio de si mesmo que constitui a meta final da Arte Marcial
A Arte Marcial tornou-se o caminho na busca da própria essência ou caminho da iluminação. É um esforço humano que excedem os limites das palavras. Pois através da meditação compreende-se o absoluto e eleva-se acima das razões humanas. E para o praticante a hora de viver ou a hora de morrer é apenas um momento de tranqüilidade e serenidade.