Pesquisar este blog

domingo, 29 de março de 2009

TIRANDO DUVIDAS

CBMA é uma Organização de Ensino de Artes Marciais.
Missão: EDUCAR com as Artes Marciais;
Objetivo : Reduzir as diferenças sociais através do esporte.

CBMA no evento esportivo de Artes Marciais é desporto de participação;

CBMA na Missão Educar com Artes Marciais tem Cursos de especialização , cursos de extensão, de diferentes conteúdos em parceria com diferentes Faculdades;

CBMA trabalha com seus vinculados esportivos, parceiros e colaboradores de fevereiro a dezembro, período de calendário esportivo e acadêmico.

CBMA trabalha com todas as Artes Marciais mas realiza eventos esportivos de Karate e Kicboxing devido a sua filiação a WKA- World Karate & Kickboxing Association;

CBMA tem outros parceiros como -
WKC World Karate Confederation,
FIMA Federação Internacional de Cultura e Artes Marciais;
Cooperativa de Arbitros de Artes Marciais;

CBMA preconiza as seguintes nomenclaturas de graduação de Faixas Pretas:
1o dan Monitor
2o dan Monitor
3o dan Sensei
4o dan Sensei
5o dan Shihan
6o dan Shihan
7o dan Kyoshi
8o dan Shidoshi
9o dan Shidoshi
Sendo após o sexto grau optativo o uso da faixa rajada vermelha e branca, quando karate e/ou vermelha e preta –coral- quando de outras artes marciais que não tenham a sua cor própria.

Em se tratando de língua japonesa, todas essas palavras que acompanham os títulos de faixa preta são sinônimos de professor, com algumas sutis diferenças. Mas nenhuma delas tem relação com hierarquia, como por exemplo um shidoshi ser melhor ou mais graduado do que um sensei. Sensei é professor, shidoshi é um professor pessoal mais especializado;
Na prática, qualquer professor, pode ser chamado de sensei, já shidoshi seria aquele professor que tem um contato mais pessoal com o aluno, numa relação que passou de professor / aluno para mestre /discípulo.
Exceção talvez se faça à palavra soke, que designa o fundador de determinada escola, ou seu herdeiro.
Portanto, o uso de tais palavras como adjetivos de título é particular de cada escola ou estilo.Ou seja, quando você ouvir falar sensei, shidoshi, ou shihan, deve perguntar ao um praticante da arte o que isso significa na hierarquia da Arte Marcial que este pratica , porque para a língua japonesa, tudo isso significa professor.
Os dans vão do 1º ao 10º porém só pode existir uma pessoa no 10º dan por vez pois é título de merecimento normalmente após o falecimento, excepcionalmente é oferecido ao merecedor em vida, temos um exemplo o Mestre Helio Gracie.